Em agosto de 1962, era lançado um sucesso universal: o Homem-Aranha. Na décima quinta (e última) edição da revista Amazing Fantasy, surgia o super-herói aracnídeo, gerado por três ilustres gênios dos quadrinhos: Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko.
Stan Lee foi o criador do conceito e roteirista das primeiras histórias do herói. Ao seu lado, estava Jack Kirby, que ajudou no desenvolvimento inicial, mas nunca chegou a ser o desenhista regular. Este papel, por sua vez, foi ocupado por Steve Ditko, o principal desenhista de tramas de mistério e suspense da Marvel.
O sucesso foi tanto, que pouco tempo depois, em março de 1963, tivemos o início da sua primeira série solo nas HQs, com “O Espetacular Homem-Aranha”. O fato de, praticamente, todo herói da época ser um adulto, cabendo aos adolescentes apenas o papel de coadjuvante, foi o que o tornou tão revolucionário e icônico.
ler mais...
Em agosto de 1962, era lançado um sucesso universal: o Homem-Aranha. Na décima quinta (e última) edição da revista Amazing Fantasy, surgia o super-herói aracnídeo, gerado por três ilustres gênios dos quadrinhos: Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko.
Stan Lee foi o criador do conceito e roteirista das primeiras histórias do herói. Ao seu lado, estava Jack Kirby, que ajudou no desenvolvimento inicial, mas nunca chegou a ser o desenhista regular. Este papel, por sua vez, foi ocupado por Steve Ditko, o principal desenhista de tramas de mistério e suspense da Marvel.
O sucesso foi tanto, que pouco tempo depois, em março de 1963, tivemos o início da sua primeira série solo nas HQs, com “O Espetacular Homem-Aranha”. O fato de, praticamente, todo herói da época ser um adulto, cabendo aos adolescentes apenas o papel de coadjuvante, foi o que o tornou tão revolucionário e icônico.
Diferente dos outros, Peter Parker foi produzido como um jovem comum e não o tradicional herói imponente e musculoso. Em sua origem, um garoto, criado pelos tios, genial e impopular no colégio, é picado por uma aranha radioativa e desenvolve força e agilidade iguais às de um aracnídeo.
Inicialmente, ele tenta usar suas habilidades para ganhar fama e dinheiro, mas ao descobrir que um ladrão que ele impediu de escapar foi o assassino do seu tio, ele decide usar seus poderes para o bem, vivendo segundo o lema ensinado pelo tio Ben: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades!”
Buscando atingir e dialogar com um novo público, o herói da Marvel precisa aprender a lidar com as consequências da sua identidade secreta, com as mudanças da vida durante a adolescência e todos os temas pessoais que os jovens tanto se identificam.
Nessas cinco décadas de história, o Homem-Aranha saiu dos quadrinhos para ganhar séries de televisão, desenhos animados, games, musicais, merchandising, bonecos e filmes, tornando-se uma das maiores franquias da indústria do entretenimento.
Universo do “Miranha”
Como citado anteriormente, a saga do “amigão da vizinhança” se tornou um fenômeno mundial, principalmente, após o acordo entre a Marvel Studios e a Sony Pictures, oficializando assim, a sua entrada no universo cinematográfico, aumentando ainda mais sua popularidade e abrangência.
Mas antes de adentrarmos aos sucessos das telonas, vamos conhecer outros meios e veículos que propagaram o seu triunfo:
Animações
Bem antes de estourar como um dos maiores heróis das produções live-action, o Homem-Aranha fez sua estreia em uma série animada, de 40 episódios, no dia 9 de setembro de 1967, pela produtora Grantay & Lawrence.
Já a segunda temporada, produzida em 1968, teve metade dos episódios, e a última, feita entre 1969 e 1970, contou com apenas 19 episódios. Desde então, o herói passou por diversas animações próprias e participações nas séries de outros heróis dos anos 70 até os dias atuais.
As mais famosas e consideradas, pelos fãs, como as melhores são: “A Série Animada” (1994-1998) e “O Espetacular Homem Aranha' (2008-2009). Sob o domínio da Disney, a mais relevante é “Ultimate Spider-Man”. Em 2021, o Aranha Rei dos desenhos também deu as caras no MCU, graças à primeira série de animação do famoso universo compartilhado, com What If, produção original da Disney+.
Games
Todos os filmes de Tobey Maguire e Andrew Garfield ganharam adaptações em jogos, portanto, o aracnídeo esteve presente e ganhou títulos em videogames desde os primórdios da mídia e em todos os seus formatos e consoles.
Alguns dos principais games incluem “Spider-Man: Friend or Foe” (2007), “Web of Shadows” (2008) e “Shattered Dimensions” (2010). Entretanto, “Marvel’s Spider-Man”, lançado pela Insomniac em 2018, foi nomeado como o melhor jogo do personagem.
Esse mesmo estúdio ainda produziu o spin-off “Spider-Man: Miles Morales” em 2020 e terá a aguardada continuação em 2023!
Filmes
Homem-Aranha - O Filme (2002)
Esta foi a memorável estreia da figura mais amada da Marvel nos cinemas, assim como a primeira vez em que vimos Tobey Maguire interpretar o personagem. O longa ficou eternizado no coração dos fãs como uma das melhores adaptações dos quadrinhos.
Nesse período, os filmes de heróis ainda eram muito arriscados, primordialmente, por conta dos efeitos especiais. A obra desbravou um terreno que ainda não havia encontrado uma linguagem ideal de adaptação, e foi com esse desafio que Sam Raimi, ficou marcado na história com o seu excelente trabalho nesse início de trilogia.
Um fato a ser mencionado, é que essa primeira produção redefiniu este gênero cinematográfico, tornando-se influente e importante até hoje, afinal, mesmo após 20 anos, o filme ainda consegue alcançar o mesmo fator de diversão e impactar o público.
Ele faturou em torno de 821 milhões de dólares na bilheteria mundial, sendo um valor absurdo, se você considerar o contexto da época. Além disso, transformou o Homem-Aranha no notável xodó e propriedade mais valiosa da Sony.
Foi aqui que o mundo se apaixonou pelo elenco que segue sendo defendido, formado por Tobey Maguire (Peter Parker), Kirsten Dunst (Mary Jane), James Franco (Harry Osborn), J.K. Simmons (J. Jonah Jameson) e Willem Dafoe (Duende Verde). O filme chegou aos cinemas brasileiros em 17 de maio de 2002.
Homem-Aranha 2 (2004)
Se o primeiro já foi bom, fica até difícil encontrar palavras para definir o segundo filme. Além de ser uma das maiores continuações de todos os tempos, “Homem-Aranha 2” é considerado, até hoje, um dos melhores filmes de super-heróis na história do cinema.
O longa é tido como exemplo de adaptação fiel de uma HQ, seja pela essência dos personagens, pelo roteiro “amarradinho”, pelos toques de comédia, pelas formidáveis cenas de ação ou pelo fato de ser perfeito para qualquer idade.
A luta no trem entre Peter e o Dr. Octopus continua impressionando o público mesmo depois de tantos anos. E por causa de todo esse capricho na parte técnica, que o filme ganhou um Oscar de Efeitos Especiais em 2005, sendo o primeiro da Marvel nos cinemas.
A continuação marcou o retorno de Sam Raimi na direção. Já o roteiro, ficou por conta de Alvin Sargent. No elenco tivemos a reiteração do clássico trio: Tobey Maguire, Kirsten Dunst e James Franco, e Alfred Molina interpretou um dos maiores vilões do Aranha: o Dr. Octopus.
Homem-Aranha 3 (2007)
O terceiro e último filme da trilogia estrelada por Tobey Maguire, carimba o fim de uma era. Embora seja o de maior sucesso entre os três, ele também é o mais polêmico, rendendo discussões até hoje.
Afinal, ele sofreu uma forte queda na qualidade do roteiro em comparação com o anterior, pois na ânsia de colocar muita gente importante em um filme só, faltou o aprofundamento devido, enfraquecendo a história e deixando-a mais superficial.
Muitos desses elementos foram colocados à força, contra a vontade do diretor Raimi, que anos depois comentou não ter gostado e reconheceu todos os seus problemas. Esse ocorrido atrapalhou totalmente a relação de Sam com a Sony, que não conseguiram chegar a um acordo enquanto desenvolviam o cancelado “Homem-Aranha 4', dando fim à era do Aranha de Tobey Maguire.
Apesar disso tudo, foi o segundo maior campeão de bilheteria, com um roteiro escrito por Raimi junto de seu irmão Ivan Raimi e em colaboração com Alvin Sargent. O trio de ouro também se despediu da saga.
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Foi o quarto filme do herói e o primeiro reboot feito pela Sony, após o cancelamento de “Homem-Aranha 4”, quando Sam Raimi decidiu abandonar o projeto, seguido de todo o antigo elenco. A decisão foi um choque em todos os fãs, que não aceitavam ver um Homem-Aranha que não fosse interpretado por Tobey Maguire.
Então, iniciou-se a busca pelo novo ator que daria vida a Peter Parker e Andrew Garfield foi o escolhido! O artista se destacou por ser ainda mais fiel às HQs em relação ao comportamento e senso de humor de Peter, algo que faltava nas atuações de Maguire.
Mesmo não sendo um dos melhores filmes, já que apresentou uma das bilheterias mais baixas, ele trouxe bastante coisa que os espectadores queriam ver, principalmente, a relação de Peter com a Gwen Stacy, maravilhosamente interpretada por Emma Stone.
A nova direção ficou por conta de Marc Webb e no elenco, além dos nomes já citados, temos Rhys Ifans (Lagarto), Martin Sheen (Tio Ben), Sally Field (Tia May) e Denis Leary (Capitão Stacy).
O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)
Apesar dos aperfeiçoamentos realizados, o longa obteve a menor bilheteria da história do “Miranha”. Alguns criticaram a questão do Electro ser interpretado por um negro e a maioria se indignou com o visual bizarro do Duente Verde.
Isso cancelou, completamente, os planos da Sony em fazer um terceiro filme da nova saga, sinalizando o fim dos anos de Garfield como Homem-Aranha e também dos demais atores que o acompanharam.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Depois da decepção do último filme, a Sony decidiu confiar o destino do herói ao diretor Jon Watts. Após a aparição de Peter em “Capitão América: Guerra Civil' (2016) e da sua entrada na MCU, inúmeras referências da mesma foram acrescentadas ao longo da trama.
O longa se diferenciou de seus antecessores por trazer um Parker mais jovem em um contexto escolar, dando um clima de história de adolescente, destoando um pouco dos outros protagonistas da MCU.
Esse novo reboot trouxe mudanças muito bem-vindas, dando espaço para novos coadjuvantes, como Ned Leeds. Os vilões também foram inéditos, como o Shocker e o Abutre, representado pelo magnífico Michael Keaton.
Na época, conseguiu o segundo maior lucro nas bilheterias e esses foram os responsáveis por esse feito: Tom Holland (Peter Parker), Marisa Tomei (Tia May), Zendaya (Michelle), Laura Harrier (Liz Allen), Jacob Batalon (Ned), Jon Favreau (Happy) e o convidado de luxo Robert Downey Jr. (Tony Stark), em uma de suas melhores atuações dentro da Marvel.
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Sendo uma continuação direta de “Vingadores: Ultimato”, ele foi a segunda parceria entre a Marvel Studios e a Sony Pictures na elaboração de um filme solo do aracnídeo.
Dessa vez, Mysterio foi o vilão da trama, fenomenalmente interpretado por Jake Gyllenhaal. E graças ao ilusionista que tivemos um dos melhores finais de filmes da Marvel, com Peter revelando seu segredo para o mundo e sendo acusado de assassinato!
Longe de Casa foi tido como a maior bilheteria de um filme solo do Homem-Aranha, ultrapassando a marca de um bilhão de dólares. E, mais uma vez, foi dirigido por Jon Watts, mas apenas Chris McKenna e Erik Sommers assinaram o roteiro.
Boa parte do elenco original retornou para a sequência, como Tom Holland (Peter Parker), Jacob Batalon (Ned), Jon Favreau (Happy), Zendaya (MJ), Marisa Tomei (Tia May). As novidades ficaram por conta dos veteranos Samuel L. Jackson (Nick Fury) e Cobie Smulders (Maria Hill) e a estreia de Jake Gyllenhaal como Mysterio.
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Pela primeira vez na história cinematográfica do Homem-Aranha, o “amigo da vizinhança” é desmascarado e não consegue mais separar sua vida normal dos grandes riscos de ser um super-herói. Quando ele pede ajuda ao Doutor Estranho, os riscos se tornam ainda mais perigosos, e o forçam a descobrir o que realmente significa ser o Homem-Aranha.
Esse último longa foi o mais bem sucedido dos últimos 12 meses do ano passado nas redes sociais dedicadas ao cinema. Também foi eleito o filme de ação científica e de ação e aventura mais bem avaliado de 2021.
Transformou-se na terceira maior estreia da história na bilheteria global, vencendo até mesmo as preocupações da pandemia da Covid-19. A criação da Sony e da Marvel acumulou mais de US$ 587,2 milhões só nos primeiros quatro dias de exibição, um número que é inferior apenas aos desempenhos iniciais de “Vingadores: Guerra Infinita” (US$ 640,6 milhões) e “Vingadores: Ultimato” (US$ 1,223 bilhão).
Principais personagens e vilões
● Homem-Aranha (Peter Parker) - Um adolescente órfão, tímido, dedicado aos estudos e de poucos amigos, um garoto normal, até o dia que visitou uma exposição de ciências e foi picado por uma aranha radioativa, fruto de um experimento. Logo, Peter descobriu que adquiriu os poderes da aranha: a capacidade de se fixar em paredes e tetos, grande força física, um “sentido de aranha” que o avisa sobre situações perigosas e elaborou uma teia artificial, feita para prender os vilões e para se segurar nos pulos;
● Mary Jane - É a profunda paixão de Peter Parker desde a infância. A exemplo da clássica história do Super-Homem e sua paixão por Louis Lane, ela se apaixona pelo super-herói, mas não por Parker, e sempre está em perigo até ser salva por ele;
● Tio Ben - Responsável por cuidar de Peter, Tio Ben, teve um papel fundamental na missão do herói, já que foi por causa da sua morte, que o Homem-Aranha passou a usar seus poderes na luta pelo bem e pela justiça;
● Tia May - Ela criou Parker, especialmente, na adolescência, mas ela passa a não compreender as atitudes do sobrinho a partir do momento em que ele se transforma em super-herói;
● Harry Osborn - É o melhor amigo do protagonista e por ter mais dinheiro e estar em uma classe social mais alta, sempre o ajuda. Nem desconfia que seu pai é o Duende Verde, e muito menos, que seu parceiro é o Homem-Aranha;
● Duende Verde - É um super empresário, dono da megacorporação Oscorp e pai do grande amigo de Peter, mas após consumir uma solução química conhecida como Fórmula do Duende, Norman Osborn ganha habilidades sobre-humanas que incluem super força, velocidade, resistência e ainda um fator de cura, que quando combinados com os seus diversos apetrechos o tornam um dos mais poderosos vilões do Teioso;
● Electro - Maxell Dillon recebeu poderes após um acidente na companhia de luz em que trabalhava, e desde então, assumiu a identidade do vilão Electro. É um gigante condutor e gerador de eletricidade, na maior parte das suas aparições, ele não direciona seu ódio exclusivamente ao aracnídeo, mas sim, a Nova York, prometendo apagões e prejuízos nas estruturas elétricas da cidade. É capaz de criar raios, faíscas, potentes rajadas de energia e de se teletransportar por meio delas;
● Lagarto - Determinado a recuperar e curar o braço perdido em um acidente na Guerra do Vietnã, o Dr. Curt Connors passou a estudar a capacidade de regeneração dos répteis, sendo assim, ele criou um soro para reestruturar seu membro. Porém, o medicamento não deu certo e ele ganhou uma aparência reptiliana. Sem sua consciência, ele vira uma besta feroz com garras, presas, mais durabilidade e velocidade e uma cauda forte;
● Venom - É a fusão de dois seres que juraram ódio eterno ao fotógrafo: o simbionte Klyntar que foi usado pela primeira vez pelo próprio Peter; e Eddie Brock, um cara invejoso e raivoso que viu sua vida sendo arruinada por seu rival. Além dos vários poderes derivados da fisiologia do simbionte - que incluem a projeção de "teias" de gosma, superforça, presas e garras venenosas, ele ainda conta com algumas memórias de Peter, sendo capaz de sobrepujar o Sentido-Aranha do herói, por exemplo;
● Mysterio - Quentin Beck é um técnico de efeitos especiais que, ao ser demitido, vê a oportunidade de criar ilusões e cometer seus crimes pelo mundo. Criando hologramas, explosões, técnicas de hipnotismo e efeitos de óptica, ele consegue iludir o Escalador de Paredes;
● Homem-Areia - Conhecido como um bandido comum, William Baker, acabou sofrendo um acidente e viu seu corpo se transformar em grãos de areia. Seu poder é muito útil em diversas circunstâncias, seja para criar marretas e espadas a partir de seus próprios membros ou até aumentar e diminuir de tamanho. Por outro lado, o vilão possui uma fraqueza bem útil: água;
● Abutre - Adrian Toomes é um idoso trambiqueiro que usa uma roupa de pássaro para roubar bancos e cometer crimes. Ele não possui nenhum tipo de superpoder e suas armas são facilmente neutralizadas. Ele acaba sendo mais uma distração, do que um inimigo perigoso, sobretudo quando se junta ao Sexteto Sinistro;
● Doutor Octopus - O Doutor Octo Gunther Octavius era um incrível físico nuclear, que depois de um acidente durante uma experiência de demonstração, adquiriu braços mecânicos fundidos ao seu corpo. Ele pode até ser um humano normal, mas os seus tentáculos mecânicos providenciam a ele uma força aumentada, além de reflexos mais rápidos e a capacidade de deter múltiplos inimigos. Porém, o que o torna realmente perigoso é seu intelecto. Em certas circunstâncias, ele se prova mais inteligente que o próprio “Cabeça de Teia”, e isso faz dele um vilão muito potente.
Coleção Homem-Aranha
Na Zonacriativa há teias espalhadas por todo o site. Confira e adquira os produtos do estimado “Amigão da Vizinhança”.
Copos e canecas
● Copo com Cofre - Este copo de vidro, com capacidade de 500ml, acompanha um cofre para você juntar aquele dinheirinho para comprar os demais produtos do seu herói preferido;
● Caneca de Chopp Eletrostática - Tão resistente quanto o Electro, essa caneca possui uma pintura duradoura, que não risca e nem desbota. Feita em vidro e com 450ml de capacidade, ela será sua grande companheira na resenha com os amigos;
● Caneca Pop - Feita em porcelana, com uma estampa de altíssima qualidade, ela tem 350ml de capacidade para você tomar sua bebida favorita;
● Caneca Cubo - Quem não precisa de uns bons litros de café para começar o dia, não é mesmo? Com essa caneca de cerâmica em forma de cubo, você terá força suficiente para vencer;
● Caneca Tom - Ideal para qualquer batalha, seja nos dias ensolarados, para consumir um suco ou refri geladinhos, seja no inverno, para saborear aquela bebida quentinha;
● Caneca 3D - Com essa caneca maravilhosa, feita de cerâmica, em formato 3D e com 400ml de capacidade, o seu dia estará a salvo!
Almofadas
● Almofada Formatos - Com enchimento em fibra e um toque aveludado, essa almofada é extremamente confortável, mas também serve como um lindo objeto de decoração;
● Almofada 40x40 - Cansado das lutas do cotidiano? Que tal descansar e restabelecer as forças com um sono restaurador? Essa almofada pode te ajudar, já que é toda macia, por conta do seu enchimento em fibra e toque aveludado.
Pantufas e chinelos
Não importa se você é um mini fã ou um aficionado grandinho, a Zonacriativa oferece vários tipos de numeração, para todos os amigos do “Miranha”. São extremamente quentinhos, antiderrapantes e lindos!
Outros produtos
● Kit Pipoca - Esse kit pode ser sua companhia perfeita na hora de maratonar os filmes do “Cabeça de Teia”, com aquela pessoa especial! Acompanha dois copos, uma bacia de pipoca e uma almofada para usar como apoio;
● Luminária Projetor - Coloque o Homem-Aranha para escalar as paredes do seu quarto e sua insônia vai passar em instantes, com essa luminária, suas noites de sono ficam mais divertidas e iluminadas;
● FunPin - Para os fanáticos de plantão, essa opção colecionável vai te encantar! Produzido em aço Zamak e pintura automotiva, que não arranha e nem desbota, possui tarraxas para fixação e um suporte de acrílico que o mantém em pé;
● Capacho - Possui 1cm de largura, 40cm de altura e 60cm de comprimento, ele é feito em material 100% policloreto de vinila e antiderrapante, perfeito para receber seus amigos da vizinhança;
● Macacão Kigurumi - Fique parecido com o seu ídolo e ainda se proteja do frio! Fabricado em malha plush 100% poliéster, é muitíssimo confortável e quentinho e garante todos os detalhes do uniforme do “Cabeça de Teia”;
● Fronha para Agarradinho - Feita em tecido 100% poliéster, essa fronha vai te dar mais coragem para vencer os pesadelos durante a noite;
● Caderno de Anotações - Esse caderninho personalizado tem diversas funções, dá para usar como agenda, planner, diário e muito mais, é só usar a criatividade e a imaginação!